Essa foi uma daquelas invenções que a gente quase tem certeza que não vai dar certo. Eu estava com muita banana madura e queria variar, fui procurar uma receita de bolo e descobri que não tinha ovos. Procurei uma receita de bolo sem ovo, mudei quase tudo e deu muito certo! Ficou molhadinho, saboroso, e bem saudável para um bolo. Como de costume, fiz nas forminhas pequenas e congelei. Vou tirando e mandando de merenda: nunca voltou! A pequena adora.
Ingredientes:
- 1/2 xícara de farinha de trigo
- 1/2 xícara de farinha de trigo integral
- 1/3 de xícara de açúcar mascavo
- 1 colher de sopa de mel
- 1/4 de xícara de óleo de coco
- 1/2 xícara de leite
- 2 bananas (usei prata) - uma amassada, outra picada
- 1/2 colher de sopa de fermento
Modo de preparo:
Em um recipiente, junte todos os ingredientes, deixando as farinhas e o fermento para o final. Misture bem até ficar homogêneo, e então acrescente as farinhas e o fermento, peneirando para não encaroçar e deixar a massa leve. Bata devagar com auxílio de um fouet, com as mãos mesmo, até ficar homogêneo e todos os ingredientes bem integrados.
A massa não ficou bonita e nessa hora eu tive certeza que não ia dar certo:
Preaqueça o forno a 180°C.
Coloque na forma de sua preferência e leve para assar por aproximadamente 40min, verificando o ponto com auxílio de palito.
Retire do forno, desenforme, e coma na hora que preferir. O congelamento funciona, basta tirar uns 30min antes de comer.
Nota:
Como foi uma receita inventada e eu fiz nas forminhas pequenas, acredito que se usar uma forma maior o tempo de forno será maior - vá verificando pois não sei o tempo que levará para assar em outro formato.
Dicas:
Li outro dia algumas dicas para bolos de uma confeiteira e compartilho algumas que gostei muito com vocês:
- Sempre, para preparar qualquer bolo, preaqueça o forno por pelo menos 15min. É o tempo necessário para que todo o interior o forno atinja a mesma temperatura e o bolo não asse de maneira desigual;
- Nunca abra o forno com menos de 20min, nenhum bolo assa antes desse tempo, e ficar abrindo o forno atrapalha o cozimento;
- Para um bolo fofinho, adicione as farinhas por último, sempre misturando o mínimo possível. Farinha muito trabalhada sova e sola;
- Peneirar a farinha dá leveza à massa e facilita a homogeneização da massa.
Espero que gostem!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou, testou, não gostou ou ficou com dúvidas? Mande uma mensagem!